Como escolher o piso da sala de estar?
A sala de estar sempre foi o epicentro da casa, mas isso se intensificou ainda mais depois que o cômodo passou a agregar diferentes funções e atividades. Integrado ou não, o espaço é usado para receber os amigos, descansar e reunir a família, portanto deve ser aconchegante, bonito e, acima de tudo, prático. É por isso que cada detalhe da arquitetura e da decoração faz diferença: da escolha dos acabamentos às estampas das almofadas.
Os revestimentos são cruciais nessa equação, porém é bem comum ter algumas dúvidas na hora de eleger o melhor piso para o ambiente, por isso nós separamos algumas dicas úteis que podem te ajudar nesse momento tão importante da reforma. Confira mais informações após as fotos:
Dicas úteis:
- Antes de tudo é preciso levar em conta como o espaço será utilizado e com que frequência. Como a sala é sempre um ponto de encontro, ela deve trazer um piso resistente, porém não é necessário que seja de altíssimo tráfego, por exemplo.
- Não se prenda a regras: aquela história de que piso frio só deve ser usado em áreas molhadas, como a cozinha ou o banheiro, está bem ultrapassada. Os porcelanatos são uma ótima opção para a sala de estar justamente por oferecerem uma manutenção mais simples e alta resistência a riscos e manchas.
- Valorize a integração: se a sua sala de estar é integrada à cozinha ou a outros ambientes da casa, procure instalar o mesmo revestimento em toda a área. Além de trazer unidade visual ao projeto, esse truque reforça a sensação de amplitude, fazendo com que os espaços pareçam maiores.
- Aposte nos grandes formatos: essa dica importante também colabora para a amplitude do cômodo, afinal os porcelanatos com emendas mais discretas e espaçadas deixam o visual da decoração limpo e contemporâneo
- Tons neutros são atemporais: esteticamente falando, uma boa sugestão para não errar na escolha do porcelanato é dar preferência aos modelos neutros, que se adaptam facilmente a diferentes estilos de decoração e não ficarão ultrapassados ou cansativos com o passar do tempo. Porcelanatos que imitam madeira, concreto ou mármore estão entre os preferidos dos arquitetos e designers.